sexta-feira, 3 de julho de 2009

Viver Cheio do Espírito Santo

Texto Base: Ef. 5. 8-20; Gl. 5.22-26


Você certamente entendeu que estes textos bíblicos servem de base para este ponto que representa uma necessidade tão grande para o crente quanto o próprio batismo como o Espírito Santo.


Concepções Geradas quanto ao Batismo:

O batismo com o Espírito Santo não é um alvo final; é uma porta aberta para admissão a uma vida mais profunda com Deus. No que se refere à vida espiritual, não é o fim, é um princípio, e, quanto ao serviço de Deus, é um meio. Um meio de prosperar e produzir abundantemente para a glória de Deus.

Ninguém que tenha obtido a experiência do batismo com o Espírito Santo se dá por satisfeito, como quem diz: “Já recebi!”.

Exemplo de Pedro e João:

Pedro e João eram reputados colunas na igreja primitiva “e conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas [...]” (Gl. 2.9), mas este conceito não os levou a se ufanarem, ao contrário, sentiram a necessidade de um novo revigoramento e, por isso, buscavam viver cheio do Espírito de Deus. “Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona” (At 3.1).

Reuniram-se em oração, haviam sido cheios no dia de Pentecoste, mas agora foram cheios outra vez “E, tendo eles orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.” (At. 4.31). Em Efésios 5.18, diz no original, literalmente: “Esteja de contínuo cheio do Espírito”.


O Que Distingue a Pessoa Cheia do Espírito Santo?

O que entendemos por estar cheio do Espírito? O que distingue o que é cheio do Espírito daquele que ainda não recebeu tão grandiosa experiência? Qualquer homem que se submete completamente a Deus e é batizado com o Espírito Santo, experimentará uma mudança distinta em sua vida, e mais, essa condição continuará se tal homem conservar a unção e andar no Espírito. Estará apto para alcançar alturas espirituais com as quais jamais sonhou atingir


Evidência da Vida Cheia do Espírito Santo

Desde que o Espírito passa a habitar em uma pessoa nascida de novo, podemos esperar para ver o fruto do Espírito em tal vida. O potencial da vida cheia do Espírito deve evidenciar-se por maior habilidade para o serviço de Deus, mas o cristão não deve esperar ser batizado com o Espírito Santo, para então ter manifestado o fruto do Espírito em sua vida. “Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei.” (Gl. 5.22-23).

Todos estes devem ser produzidos e vistos na vida de qualquer crente mesmo antes do batismo. O fruto do Espírito representa o caráter de Cristo na vida do crente.


O Segredo da Vida Cheia do Espírito

Quando o crente é batizado com o Espírito Santo, tanto os dons quanto as virtudes podem destacar-se em sua vida, para glória de Deus. O batismo com o Espírito Santo é uma indicação de que o crente rendeu-se completamente a Deus. Daí a razão do falar em outras línguas ao receber o batismo. Isto quer dizer que o Espírito de Deus assumiu o inteiro controle de todos os membros do corpo.

Se essa submissão for mantida em todas as fases da vida do cristão, o Espírito Santo terá inteira oportunidade de promover o desenvolvimento espiritual e o aprimoramento do caráter cristão, a semelhança de Cristo.



Que possamos, viver cheios do Espírito Santo em nossa vidas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário