quinta-feira, 2 de julho de 2009

Como receber o Batismo no Espírito Santo?

Arrependimento

No dia de Pentecoste, Pedro pregava à multidão que compungida perguntou: “E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo” (At. 2.37-38). Se estes passos são indispensáveis para a salvação, obviamente o são também para o recebimento do Batismo no Espírito.

A Pregação da Fé

A pregação da palavra que produz a fé para o recebimento da salvação é também o meio de inspirar a fé para receber o batismo. Paulo desafiou aos Gálatas – “Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? (Gl. 3.2)” – mesmo nos meios pentecostais, onde é negligenciado o ensino enfático quanto ao batismo no Espírito Santo Desaparecer o interesse ardente por esta bênção; e, onde não há pregação nesse sentido, ninguém crê e ninguém recebe. A fé certamente é um dos grandes fatores para um servo de Deus ser cheio do Espírito. Mas essa fé não deve ser uma espécie de coisa indefinida. A verdadeira fé deve estar efetivamente baseada na palavra de Deus “Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? [...]De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. (Rm 10.14,17). A fé pode ser incentivada e fortalecida pela leitura e meditação nas promessas de Deus quanto ao batismo. Deus pode torna as suas promessas especialmente reais para aqueles que busca ser batizado com o Espírito Santo. Os que seguem estes passos, poderão aceitar com segurança “Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.” (At 2.39).

Obediência a Deus

Pode acontecer que Deus em seu amor infinito batize com o Espírito Santo um crente desobediente como meio de libertá-lo, mas existe uma regra bíblica mais segura. Pedro disse perante as autoridades – “Mas, tendo lá ido os servidores, não os acharam na prisão e, voltando, lho anunciaram” (At 5.22) – a obediência é o meio prático para aumentar a confiança em Deus. “Amados, se o nosso coração não nos condena, temos confiança para com Deus; E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista.” (1 Jo 3.21,22).

Perseverança em Buscar

A maneira persistente e perseverante de pedir e busca, revela o empenho do crente por receber. Jesus fez menção de reconhecimento do valor desta benção, quando em relação ao Espírito Santo disse “E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á. E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? Ou, também, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” (Lc 11.9-13).

Louvar e Glorificar a Deus

Louvar e glorificar a Deus têm sido um importante elemento de ajuda aos que desejam receber o glorioso batismo no Espírito Santo. Para muitos tem sido a porta aberta para esta bendita experiência. Em outro sentido, você há de convir que o louvor é uma parte da fé, pois se uma pessoa crê que receberá ao certo o que pede a Deus, há de regozijar-se e sentir-se inspirada a louvar a Deus. O louvor ajuda a tornar mais real a presença de Cristo como aquele que batiza com Espírito Santo. “Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar” (Jo 16.14)
Ministrado pelo Pr. Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário