quarta-feira, 1 de julho de 2009

Homens cheios do Espírito Santo (NT)


Os Discípulos que conviveram com Cristo


Ø Estes já haviam confessado ser Jesus o Cristo, o Filho de Deus vivo. “E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.” (Mt 1616)
Ø Jesus já os havia declarado limpos, exceção de Judas. “Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado.” (Jo 15.3).
Ø Jesus afirmara que os seus nomes estavam escritos nos céus. “Mas não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos, antes, por estar o vosso nome escrito nos céus.” (Lc 10.20).
Ø Jesus já havia soprado sobre eles, dizendo “Recebei o Espírito Santo” (Jo 20.22), isto lhes proporcionou antecipadamente bastante gozo espiritual, pois já haviam recebido certa porção do Espírito, mas ainda precisavam ser batizados, cheios do espírito.


O Apóstolo Paulo

As novas e sublimes atitudes de Saulo revelam que o Espírito Santo realizou em sua vida o milagre do novo nascimento. Isto aconteceu no momento da conversão de Paulo, quando lhe foi ordenado a entrada em Damasco para receber novas instruções. Ananias lhe foi enviado e, dirigindo-se a ele como irmão Saulo, impõe sobre ele as mãos e disse: “E Ananias foi, e entrou na casa, e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.” (At 9.17)

Os Discípulos em Éfeso

Leia em Atos 19:1-7.
Os discípulos de Éfeso tinham sido batizados apenas com o batismo de João. A pergunta de Paulo e a resposta dos Efésios significa que é possível ser crente e não ser batizados com Espírito Santo. “E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas e profetizavam” (At. 19.6)
Que sejamos cheios de Espírito Santo em nossa vida!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário