quarta-feira, 1 de julho de 2009

A participação do Espírito Santo no Arrebatamento


“E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo” (Rm 8.23)


O arrebatamento será imediatamente precedido da ressurreição dos mortos em Cristo. É a propósito deste glorioso evento, esta declaração de Paulo “E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo também vivificará o vosso corpo mortal, pelo seu Espírito que em vós habita.” (Rm 8.11). O Espírito Santo aguarda o dia quando “[...] o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.” (1 Ts 4.16). É o Espírito Santo quem desperta em toda criação a ansiedade por esse dia “Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus.” (Rm 8.19). A prova disto é que, os que estão alheios à ação pespertadora do Espírito Santo, não se preocupam com este assunto. Não crêem neste evento.

A Libertação

Você sabe perfeitamente que o Espírito Santo habita no crente. Paulo diz que o Espírito Santo intercede por nós com gemidos inexprimíveis. São expressão do seu próprio interesse por nós e do anseio do coração de Deus pelo dia em que toda a criação será livre do cativeiro da corrupção “na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus” (Rm 8.21).

Os homens considerados os mais sábios, falam de tudo em termos de um mundo para milhões de anos futuros. Entretanto, os homens sábios segundo Deus, crêem estamos no fim da dispersação “de tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão no céu como as que estãos na terra” (Ef. 1.10). Por meios de sinais diversos e revelações, o Espírito Santo mantém alerta o exército de Deus na Terra a luta, crendo que o arrebatamento da igreja de Cristo não tardará “Porque ainda um poucochinho de tempo, e o que há de vir virá e não tardará.” (Hb 10.37). Admitem que este seja o tempo favorável que Deus em Cristo opera a realização do seu grande e eternal propósito de salvar. Por isso, tem aberto portas da oportunidade a todos os homens. Este também é o motivo porque o Espírito Santo está operando de maneira soberana para libertação da raça humana escravizada, preparando-a para o dia da redenção dos nossos corpos.

O Espírito Santo, o penhor da nossa herança

Paulo escreve “em quem também vós estais, depois que ouviste a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; o qual é penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória.” (Ef. 1.13-14). Você pode notar que aqui há clara referência ao encontro da Igreja com Cristo, no arrebatamento, quando entramos na posse da nossa herança da qual o Espírito Santo em nós é o penhor, a garantia “O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações.” (2 Co 1.22). Esta é a nossa esperança, pois para este glorioso fim fomos selados “Em quem também vós estais, depois que ouviste a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.” (Ef. 1.13). É justo desejarmos ansiosamente a libertação final das limitações da nossa natureza decaída.

A ressurreição

O arrebatamento obra repentina do Espírito Santo quando o relógio de Deus marcar a hora final desta dispensação e o momento exato para o retorno do Senhor Jesus, haverá forte onda de poder espiritual do Espírito Santo. Esse poder que aqui levantou a Cristo de entre os mortos, ressuscitará a todos os mortos em Cristo “Porque] o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.” (1 Ts 4.16); e transformará os crentes que estiverem vivos, num abrir e fechar de olhos, em corpo semelhante ao do Senhor “Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, até a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade.” (1 Co 15.51-53). Então, para eles não haverá mais canseira, mais dor, doenças, nem aflições, nem haverá mais morte. Haverá gloriosa harmonia, num ambiente santo, completamente livre das restrições e limitações imposta pela carne, pelo tempo e pelo pecado.
Que Deus vos abençõe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário