quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Sobre a Trindade

--
Aqui vamos aprender o que a biblía sagrada nos ensina a respeito da Trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Nas citações abaixo, encontramos presente vários verbos e pronomes pessoais e possessios que indicam pluralidade de pessoas, como: façamos, nossa, nós, desçamos e confundamos. Diante disso, podemos perceber mais de uma pessoa se fizeram presentes, portanto a Trindade. Vejamos:
No princípio, após trazer todas as coisas à existência por meio de uma palavra simples e poderosa – haja –, tendo de formar o homem, Deus disse: Façamos o homem segundo a nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra” (Gn 1.26).

A respeito do homem, após a queda, Deus disse: “Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal [...]” (Gn 3.22).

No relato bíblico, quanto à confusão das línguas em Babel, lemos ainda Deus dizendo: “Eia, desçamos e confudamos ali a sua língua, par que não entenda um a língua do outro” (Gn 11.7).
Na visão de Isaías, quando Deus aprovou o seu chamado, lemos Deus questionando o profeta: “Depois disso, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim” (Is 6.8).
--
Estas são as primeiras evidências da doutrina trinitária na Biblía Sagrada. Mas, é no Novo Testamento que encontramos o maior número de citações que confirmam o ensino biblico sobre a Trindade. Confiram abaixo:

“E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mt 3.16,17)
“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt. 28.19)
“Ora, há adversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há adversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há adversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.” (1 Co 12.4-6)
“A graça do Senhor Jesus Cristo e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com vós todos. Amém!” (2 Co 13.13)

“há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e em todos.” (Ef 4.4-6)

“Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: graça e paz vos sejam multiplicadas” (1 Pe 1.2)

“Mas vós, edicando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, conservai a vós mesmos na caridade de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna” (Jd v.20,21)

Definição da Trindade

Tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento, títulos divinos são atribuídos distintamente às três pessoas da Trindade:
  • A respeito do Pai: “Eu sou o Senhor, teu Deus que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão” (Ex 20.2)
  • A respeito do Filho: “Tomé respondeu e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!” (Jo 20.28)
  • A respeito do Espírito Santo: “Disse, então, Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço da herdade” (At 5.3,4)

Cada pessoa da Trindade é descrita na Bíblia, como tendo os seguintes tributos:

Deus Pai

Deus, o Pai de toda a criação: O nome do Pai se aplica particularmente à primeira pessoa da Trindade, a que de maneira especial, a revelação divina atribui a obra da criação. “todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele” (1 Co 8.6). Veja mais em Efésios 3.14,15; Hebreus 12.9.

Deus Pai de Israel: A palavra Pai também se aplica a Deus para expressar a revelação teocrática na qual ele permanece com Israel, seu povo no Antigo Testamento: “Mas tu és nosso Pai, ainda que Abraão nos não conheça, e Israel não nos reconhece. Tu, ó Senhor, és nosso Pai; nosso Redentor desde a antiguidade é o teu nome” (Is 63.16). Veja mais em: Deuteronômio 32.6; Jeremias 3.4; Malaquias 1.6

Deus Pai dos crentes: No Novo Testamento, o nome Pai referente a Deus, assume uma dimensão completamente nova, quando fala da paternidade de Deus para com àqueles que nasceram da palavra e do espírito. “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos” (Mt 5.45). Veja mais em Mateus 6.6; 1 João 3.1

Deus Pai de Jesus Cristo. Num sentido inteiramente diferente, o nome Pai se aplica à primeira pessoa da Trindade em relação à segunda pessoa, isto é, Jesus Cristo. “E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mt 3.17). Veja mais em João 1.14; 8.54.

--

18 comentários:

  1. A paz do Senhor Pastor, se o senhor fosse tentar atribuir uma imagem da trindade de Deus como seria? uma pessoa com três faces ou três pessoas distintas mas com a mesma essência?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Não existe trindade para nós,Deus é um só,isso é coisa da igreja católica,pai ,filho e espírito santo,sao as mesmas pessoas,jesus foi para o pai,e mandou o consoladoro espírito de Deus está entre nós,Deus é espírito,nao precisamos nos igualar aos dogmas de Roma.Pai,Filho,Espirito Santo,se torna em um só Deus e não em três.Sabemos também que o Natal é antibibico,e as igrejas evangélicas comemoram,tudo isso para imitar a igreja Romana,E a salvação como fica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entao por quê no batismo de Jesus Cristo aparecem as tres pessoas?

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Por isso que Vcs Protestantes nunca irão além doq vcs não conseguem verem. Terão olhos mais não enxergam; terão ouvidos mais não ouvirão; terão consciência mais não entenderão. E para aguçar teu racionio. Se vc tem sua Bíblia hj, foi pq Geronimo(São Geronimo Católico)que à traduziu. Ao invés d vc atacar a Igreja Católica, vá servir a Deus de verdade ao invés de incitar a discórdia entre nós. Se vc não sabe, a verdadeira Religião chama-se CARIDADE. VC não está nadinha sendo caridosa ao criticar a Igreja e sim, desonrando ao DEUS JAVÉ!

    ResponderExcluir
  6. Há somente um SALVADOR. JESUS CRISTO DE NAZARÉ. Porém em sua Glória eterna não existe somente Ele. Assim como temos uma familia. Ele também tem!

    ResponderExcluir
  7. A trindade É uma doutrina católica FORMULADA no século 4...doutrina espúria que disfarça o politeísmo...durante 300 anos A IGREJA primitiva PREGOU o pai É maior que o filho, imperador contantino em 325 decretou que jesus devia ser igual ao pai não existindo HIERARQUIA. .hoje EVANGÉLICOS seguem essa doutrina papal

    ResponderExcluir
  8. Atos dos Apóstolos 2: 38. Orientou-lhes Pedro: “Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em o nome de Jesus Cristo para o perdão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.

    ResponderExcluir
  9. 1 Coríntios 8: 6. para nós, contudo, há um único Deus, o Pai, de quem tudo procede e para quem vivemos; em um só Senhor, Jesus Cristo, por intermédio de quem tudo o que há veio a existir, e por meio de quem também vivemos.

    ResponderExcluir
  10. 1 Timóteo 2: 5. Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e o ser humano, Cristo Jesus, homem.

    ResponderExcluir
  11. Deuteronômio 6: 4. Shemá! Ouve, ó Israel: Yahweh, o nosso SENHOR, é o único Deus!

    ResponderExcluir
  12. Atos dos Apóstolos 18: 28. porquanto refutava veementemente os judeus em debates públicos, provando, por meio das Escrituras, que o Messias é Jesus. Paulo prega o batismo em Cristo

    ResponderExcluir
  13. Atos dos Apóstolos 8: 16. porquanto o Espírito ainda não havia sido derramado sobre nenhum deles; tinham apenas sido batizados em o Nome do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  14. Atos dos Apóstolos 10: 47. “Será possível que alguém ainda recuse água e impeça que estes sejam batizados? Eles, assim como nós, receberam o mesmo Espírito Santo!” 48. Em seguida, mandou que fossem batizados em o Nome de Jesus Cristo. Então, suplicaram a Pedro que permanecesse com eles por alguns dias. Pedro esclarece a Igreja

    ResponderExcluir
  15. Atos dos Apóstolos 19: 3. Diante disso, Paulo questionou: “Ora, em que tipo de batismo fostes batizados, então?” E eles declararam: “No batismo de João”. 4. Então Paulo lhes explicou: “O batismo realizado por João foi um batismo de arrependimento. Ele ordenava ao povo que cresse naquele que viria depois dele, ou seja, em Jesus!” 5. E, compreendendo isso, eles foram batizados no Nome do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  16. João 17: 3. E a vida eterna é esta: que te conheçam a Ti, o Único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

    ResponderExcluir