segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Juízo Final

--
Os últimos juízos divinos sobre o mundo serão derramados através das sete taças da ira divina, descritas nos capítulos 15 e 16 de Apocalipse. Flagelos e catástrofes em escala mundial e de efeitos destruidores jamais conhecidos.

1ª Taça – Chagas Malignas sobre os adoradores da Besta “E foi o primeiro, e derramou a sua taça sobre a terra, e fez-se uma chaga má e maligna nos homens que tinham o sinal da besta e que adoravam a sua imagem.” (Ap. 16.2)

2ª Taça – O mar inteiro contaminado e se tornado em sangue “E o segundo anjo derramou a sua taça no mar, que se tornou em sangue como de um morto, e morreu no mar toda a alma vivente.” (Ap. 16.3)

3ª Taça – Rios e Fontes de água doce contaminado “E o terceiro anjo derramou a sua taça nos rios e nas fontes das águas, e se tornaram em sangue.” (Ap 16.4). Este juízo decorre do derramamento de sangue do homem através de milênio.

4ª Taça
– O aumento da temperatura do sol, queimando os homens “E o quarto anjo derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe permitido que abrasasse os homens com fogo. E os homens foram abrasados com grandes calores, e blasfemaram o nome de Deus, que tem poder sobre estas pragas; e não se arrependeram para lhe darem glória.” (Ap. 16.8,9). Este castigo resulta em blasfêmia das massas, em vez de arrependimento.

5ª Taça – Trevas reais envolve o reino do Anticristo “E o quinto anjo derramou a sua taça sobre o trono da besta, e o seu reino se fez tenebroso; e eles mordiam as suas línguas de dor. E por causa das suas dores, e por causa das suas chagas, blasfemaram do Deus do céu; e não se arrependeram das suas obras.” (Ap. 16.10,11). Este juízo acarretará problemas imprevisíveis na administração do Anticristo, seu reino e seus negócios, mais blasfêmias em massa, em vez de arrependimento.

6ª Taça – Seca-se o rio Eufrates, assinalando os fatos iniciais da Batalha de Armageddon. Essa secagem agilizará o avanço dos exércitos do oriente, na sua marcha para Israel. Espíritos demoníacos incitarão as nações que pela instrumentalidade de Satanás concentrarão seus exércitos dentro do território de Israel. A essa altura, todos estão plenamente conscientizados que o Senhor está para descer. Os estrategistas concluirão que o poderio combinado dos exércitos do mundo inteiro destruirá Israel e o próprio Deus. A loucura do homem causada pelos demônios os levará a este ponto. Seu alvo principal é Jerusalém. O grosso das tropas ficará em Armageddon, ao norte de Israel “Porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis da terra e de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso. Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas roupas, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas. E os congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedom.” (Ap. 16.14-16) e parte em Edom, ao sul “Porque a minha espada se embriagou nos céus; eis que sobre Edom descerá, e sobre o povo do meu anátema para exercer juízo. A espada do SENHOR está cheia de sangue, está engordurada da gordura do sangue de cordeiros e de bodes, da gordura dos rins de carneiros; porque o SENHOR tem sacrifício em Bozra, e grande matança na terra de Edom. E os bois selvagens cairão com eles, e os bezerros com os touros; e a sua terra embriagar-se-á de sangue até se fartar, e o seu pó se engrossará com a gordura. Porque será o dia da vingança do SENHOR, ano de retribuições pela contenda de Sião.” (Is 34.5-8); “Quem é este, que vem de Edom, de Bozra, com vestes tintas; este que é glorioso em sua vestidura, que marcha com a sua grande força? Eu, que falo em justiça, poderoso para salvar. Por que está vermelha a tua vestidura, e as tuas roupas como as daquele que pisa no lagar? Eu sozinho pisei no lagar, e dos povos ninguém houve comigo; e os pisei na minha ira, e os esmaguei no meu furor; e o seu sangue salpicou as minhas vestes, e manchei toda a minha vestidura. Porque o dia da vingança estava no meu coração; e o ano dos meus remidos é chegado. E olhei, e não havia quem me ajudasse; e admirei-me de não haver quem me sustivesse, por isso o meu braço me trouxe a salvação, e o meu furor me susteve. E atropelei os povos na minha ira, e os embriaguei no meu furor; e a sua força derrubei por terra.” (Is 63.1-6)

7ª Taça – Um terremoto convulsionará violentamente toda a terra, anunciando o fim do mundo “E o sétimo anjo derramou a sua taça no ar, e saiu grande voz do templo do céu, do trono, dizendo: Está feito. E houve vozes, e trovões, e relâmpagos, e um grande terremoto, como nunca tinha havido desde que há homens sobre a terra; tal foi este tão grande terremoto. E a grande cidade fendeu-se em três partes, e as cidades das nações caíram; e da grande babilônia se lembrou Deus, para lhe dar o cálice do vinho da indignação da sua ira. E toda a ilha fugiu; e os montes não se acharam. E sobre os homens caiu do céu uma grande saraiva, pedras do peso de um talento; e os homens blasfemaram de Deus por causa da praga da saraiva; porque a sua praga era mui grande.” (Ap. 16.17-21). Especulares mudanças ocorrerão na superfície da terra, destruindo cidades, abaixando montanhas, elevando planícies e alterando todo o contorno dos mares.

Quase destruição de Israel

Os Judeus lutarão desesperadamente. Será grande o morticínio em Israel “E acontecerá em toda a terra, diz o SENHOR, que as duas partes dela serão extirpadas, e expirarão; mas a terceira parte restará nela.” (Zc 13.8). Jerusalém será tomada por vandalismo e abusos contra população, especialmente com mulheres “Porque eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres forçadas; e metade da cidade sairá para o cativeiro, mas o restante do povo não será extirpado da cidade.” (Zc 14.2). Quando não houver mais esperança de salvação para os judeus, eles clamarão a Deus (Is 64.1-12) e nesse momento Jesus descerá visivelmente com seus santos e todos há de ver isso “Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.” (Ap. 1.7) [Ver também Judas 14]. A presença e a palavra da boca do Senhor eliminarão num instante os exércitos do Anticristo (Ap. 19.11-21) “Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado; E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda” (2 Ts 2.7,8).


Julgamento das Nações

Os que escaparem da grande tribulação serão agora julgados. A base do julgamento será a maneira como as nações tratam os irmãos de Jesus os Judeus nações serão poupadas e ingressarão no milênio. Nações serão destruídas ali mesmo, isto é, seus habitantes serão eliminados (Mt 25.31-46). Aqui se dará o final da carreira do Anticristo e do falso profeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário