sábado, 8 de agosto de 2009

O que é Fé?

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. (Hb 11.1)

Atente para este importante assunto, considerando que há três tipos de fé: a Fé Natural, a Fé Comum, que opera para a salvação, e a Fé como Dom, que é propriamente o objeto deste estudo.

FÉ NATURAL
O Homem, obra prima do Criador, foi criado com responsabilidade naturais de relacionar-se com Deus. Mesmo ao homem "perdido", Deus tem dado sabedoria natural, assim como a fé ou caridade para acreditar na sua existência e nas coisas invisíveis. Com este tipo de fé, o homem pode crer (certo ou errado) nas coisas espirituais. Pode crer, mesmo sem obedecer ou seguir a Deus. A primeira definição de fé natural é a capacidade que todo homem tem de crer em um ser supremo. Isto pode ter fundamento nas palavras de Paulo: "Portanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis" (Rm 1.19,20)

FÉ COMUM
Aqui temos propriamente uma expressão bíblica. Paulo escreve: “A Tito, meu verdadeiro filho, segundo a fé comum: Graça, misericórdia, e paz da parte de Deus Pai, e da do Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador.” (Tito 1.4). Esta é a fé que opera para salvação. “Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.” (Judas v.3). Observe o seguinte a respeito deste tipo de fé, a fé comum:

a. Vem pela pregação da palavra de Deus e traz à pessoa a graça salvadora “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” (Rm 10.17), “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.” (Ef. 2.8).

b. Mediante a oração no Espírito Santo. Toma o caráter de fé santíssima e torna-se a firmeza do crente: “Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo” (Jd v.20). Não é especificamente a fé que opera milagres. Em algumas adições da bíblia é designado como parte do fruto do espírito que é precisamente a crença que nos constrange a fidelidade a Deus: “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei.” (Gl 5.22,23).

c. É evidenciada praticamente pela submissão a Deus e pela prática das boas obras ou pela obediência a Deus. “Disseram então os apóstolos ao Senhor: Acrescenta-nos a fé. E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria. E qual de vós terá um servo a lavrar ou a apascentar gado, a quem, voltando ele do campo, diga: Chega-te, e assenta-te à mesa? E não lhe diga antes: Prepara-me a ceia, e cinge-te, e serve-me até que tenha comido e bebido, e depois comerás e beberás tu? Porventura dá graças ao tal servo, porque fez o que lhe foi mandado? Creio que não. Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer.” (Lc 17.5-10). Leia também Tiago 2.14-26.

FÉ DOM DO ESPÍRITO
Além da fé natural e fé comum, há também a fé que é Dom do Espírito. Em certo sentido, toda fé é dom de Deus, mas há a fé sobrenatural. Pode partir do nível natural, exceder aos limites do comum a todos os homens, torna-se mais poderosa, mediante as bênçãos percebidas como respostas às orações e chegar às culminâncias da definição bíblica “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” (Hb 11.1)

A fé tem dimensões indefinidas. A bíblia fala de:

a. Fé pequena “E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?” (Mt 14.31)

b. Fé crescente “Sempre devemos, irmãos, dar graças a Deus por vós, como é justo, porque a vossa fé cresce muitíssimo e o amor de cada um de vós aumenta de uns para com os outros” (2 Ts 1.3)

c. Fé como grão de mostarda “E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria.” (Lc 17.6)

d. Fé grande “Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Oh mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã.” (Mt 15.28)

Após este estudo, ouça o hino "Pela Fé" de André Valadão: http://www.youtube.com/watch?v=Tp-tAdfpTeI

Nenhum comentário:

Postar um comentário