sábado, 15 de agosto de 2009

Como será o céu?

O destino final da igreja é sua habitação na eterna presença de Deus. A bíblia e a doutrina cristã chamam isto de céu.

Como é o céu? Quando as pessoas perguntam qual a crença do cristão sobre o céu, não é possível dar uma resposta precisa e detalhada. As razões são obvias. Como seria possível explicar a um índio que vive na selva como é a cidade grande? Todavia tanto os selvagens como o citadino, ou “civilizado”, vivem no planeta terra, respirando o mesmo ar e gozam do mesmo sol. Sua definição deve estar quase além do entendimento humano. A coisa mais importante que podemos dizer é que o céu é onde Deus está.

Em termo do livro de Apocalipse, Deus habitará com os homens na Cidade Santa onde Ele enxugará toda lágrima e não haverá nem pranto, nem luto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram “E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.” (Ap 21.3,4).

O céu é um lugar real, literal “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também” (Jo 14.2,3). Vemos que por duas vezes Jesus chama o céu de lugar. Realmente o céu é um lugar real, literal físico. E um lugar na presença de Deus, um lugar que Cristo nos está preparando.

O céu é um lugar espaçoso “Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos” (Ap 7.9). Se Jesus criou o mundo em seis dias, com os animais, o firmamento e os seres humanos e toda a sua criação é realmente maravilhosa e ultrapassa a todo entendimento, qual não deve ser o lugar que Ele vem preparando durante esses 2.009 anos? Apocalipse 21 e 22 fala das belezas desse lugar.

O céu fica em cima “E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.” (At 1.9); “Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu. [...] Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar.” (2 Co 12.2,4). Sim, o céu reservas maravilhosas perspectivas para aqueles que foram lavados no precioso sangue de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário